Elaboração de Plano de Preservação Digital
em conformidade com a Portaria n. 112/2023
Conhecer as etapas de construção de um Plano de Preservação Digital
Conhecer a portaria de gestão de documentos 112/2023 e a sua aplicabilidade ao Plano de Preservação Digital
Definir etapas de implementação do Plano de Preservação Digital
Definir estratégias de preservação
Testar a aprendizagem dos conceitos teóricos
Dra. Marta Brandão
Técnica superior com 20 anos de experiência na área da gestão de informação pública ao serviço da Câmara Municipal do Porto.
Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (FLUP e UAveiro), Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão (FEUP) e Licenciada em Ciência de Informação (FLUP/FEUP).
Consultora técnica em vários projetos de modernização administrativa e transformação digital do setor público.
Autora do livro: Municípios e Cidadania: proposta de um modelo infocomunicacional. Investigadora CITCEM, orientadora de projetos de dissertação e tese de doutoramento nas temáticas de modelos de gestão de informação, avaliação documental e preservação digital.
Dra. Marta Costa
Licenciada em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Exerce funções como coordenadora da Unidade Central de Digitalização na Câmara Municipal do Porto.
Tem desenvolvido as suas atividades na área da Gestão de Informação, desmaterialização e arquivo digital.
Administração pública local – Assistentes técnicos, Técnicos Superiores e Dirigentes com funções de registo, classificação e trâmite de documentos. Responsáveis (ou participantes) pela elaboração da matriz de Proteção de Dados; Responsáveis (ou participantes) pela definição de requisitos de sistemas de gestão documental, avaliação documental e arquivo.
Formadoras:
Sessão da manhã – Dra. Marta Costa
Sessão da tarde – Dra. Marta Brandão
Programa:
09h15 Boas Vindas
09h30 Início dos Trabalhos
1. Elaboração de um Plano de Preservação Digital
- Metodologia para a elaboração do PPD
- Identificação dos sistemas de informação que vão ser objeto de análise
- Aplicação da tabela de seleção aos sistemas de informação
- Caracterização tecnológica dos sistemas de informação
- Planeamento da estratégia de preservação
13h00 Intervalo para Almoço
14h30 Continuação dos Trabalhos
2. Métodos de preservação
3, Implementação do Plano de Preservação Digital
- Fases de implementação
4. Atividades teórico-práticas
- Quizz de conceitos
18h00 Fim dos Trabalhos
Nota: Durante a formação, estão previstos dois intervalos, cada um com duração aproximada de 10 minutos.
Inscrição
Os interessados em participar nesta formação devem preencher este formulário e enviar-nos a requisição formal/oficial do serviço para o e-mail comercial@ano.pt. As inscrições devem ser efetuadas até 24 horas antes da realização da formação, ficando sujeitas a confirmação.
A participação é limitada aos formandos identificados no formulário de inscrição. Caso se verifique a presença/participação de terceiros, não devidamente inscritos, a organização reserva-se o direito de emitir e cobrar a fatura correspondente ao número adicional de participantes identificados.
Alteração
Em caso de necessidade de alteração, o pedido fica sujeito às datas e vagas disponíveis não havendo lugar ao reembolso de qualquer valor pago.
Cancelamento
O cancelamento da inscrição está sujeito à cobrança de uma taxa de 40% relativa a despesas administrativas.
Outras condições
A organização reserva-se no direito de não realizar a formação na data prevista, caso não seja alcançado um número mínimo de participantes.
Duração
7 horas
09h30 às 13h00 – 14h30 às 18h00
Valor
520€ + IVA por participante
Formato
On-line
Data
5 de dezembro de 2025
Para mais informações
(+351) 22 206 15 84 Chamada para a rede fixa nacional
formacoes@academiacapacitar.pt