Descomplicar o Simplex Urbanístico
A Lei n.º 50/2023, recentemente publicada, veio autorizar o Governo a proceder à reforma e simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo e ordenamento do território. Esta Lei coloca, ainda, em marcha as opções constantes da Proposta de Lei n.º 71/XV/1.ª (Gov), que incluiu uma proposta de Decreto-Lei autorizado.
Neste sentido, e uma vez que a problemática da Habitação tem sido “protagonista” de intensos debates, é agora, mais premente do que nunca, dotar as organizações com os conhecimentos necessários, de forma a tornar os procedimentos urbanísticos menos morosos e menos complexos.
Para responder a esta necessidade, preparamos uma ação de formação que será ministrada por uma das maiores especialistas na área do Urbanismo. Sob o tema “Descomplicar o Simplex Urbanístico”, esta ação de formação irá explanar as principais alterações legislativas que visam incrementar a celeridade, desburocratizar e simplificar os procedimentos urbanísticos. De entre os temas a abordar, destacamos:
- As principais alterações legislativas ao RJUE e ao RJIGT;
- A gestão urbanística municipal ajustada às modificações introduzidas;
- Pistas práticas para a aplicação da legislação alterada.
Saiba mais sobre estes e muitos outros temas. Inscreva-se nesta ação, a realizar em formato on-line, e tire partido do conhecimento e experiência de uma especialista, a nível nacional e internacional, na área do Urbanismo.
Dra. Dulce Lopes
Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Membro do Conselho Coordenador Instituto Jurídico da UC, com trabalhos na área do urbanismo, direito da União Europeia e direito internacional privado. Foi docente convidada da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lille, França; Assistente na Presidência do Conselho de Ministros e no Parlamento Europeu e Diretora de Estudos em inglês no Curso de Haia de Direito Internacional Privado (2018). Atualmente é coordenadora e parceira em projetos internacionais dedicados à participação, mediação e florestas.
Esta ação de formação destina-se a colaboradores de entidades públicas que apliquem a legislação urbanística, bem como a qualquer potencial interessado que pretenda desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação.
09:15 | Boas Vindas
09:30 | Início dos Trabalhos
Âmbito e propósitos da Alteração
Alterações ao RJUE:
- Âmbito dos procedimentos e isenções
- Competências e regulamentos
11h00 Intervalo
11h15 Continuação dos Trabalhos
- Tramitação procedimental (em especial os pareceres)
12h30 Intervalo para Almoço
14h00 Continuação dos Trabalhos
- A falta de decisão no prazo
- Direito à habitação
- Transição digital
15h30 Intervalo
15h45 Continuação dos Trabalhos
Alterações à Lei de Bases e ao RJIGT
- Em especial o direito à habitação e a alteração às regras de classificação e reclassificação do solo
17:00 | Fim dos trabalhos
Inscrição
Os interessados em participar nesta formação devem preencher o formulário de inscrição. Após a submissão do mesmo será contactado, de modo a proceder à conclusão da inscrição e respetivo pagamento. As inscrições devem ser efetuadas até 24 horas antes da realização da formação, ficando sujeitas a confirmação.
Alteração
Em caso de necessidade de alteração, o pedido fica sujeito às datas e vagas disponíveis não havendo lugar ao reembolso de qualquer valor pago.
Cancelamento
O cancelamento da inscrição está sujeito à cobrança de uma taxa de 40% relativa a despesas administrativas.
Outras condições
A organização reserva-se no direito de não realizar a formação na data prevista, caso não seja alcançado um número mínimo de participantes.
Duração
6 horas
09h30 às 17h00
Valor
420€ + IVA por participante
Formato
On-line
Data
17 de janeiro
Para mais informações
(+351) 22 206 15 84
formacoes@academiacapacitar.pt
Tenha esta formação à medida da sua empresa!