Ajustes Diretos e Consultas Prévias na Contratação Pública
Os procedimentos de Ajuste Direto e Consulta Prévia representam cerca de 75% dos contratos públicos celebrados e possuem finalidades e critérios específicos que importa conhecer, de forma a garantir o cumprimento das diretrizes e exigências impostas pela legislação em vigor.
Atendendo à importância destes procedimentos em Contratação Pública, preparamos uma ação de formação cujo principal objetivo é dotar os participantes dos conhecimentos necessários para gerir/acompanhar os procedimentos de Ajuste Direto e Consulta Prévia, desde a fase da decisão de contratar até à fase da celebração do contrato. De entre os temas a abordar, destacamos:
- Critérios de escolha do tipo de procedimento: critério do valor (e fracionamento de despesa) e critérios materiais
- Entidades a convidar (escolha e limites)
- Tramitação procedimental (plataformas de contratação pública versus e-mail)
- Convite à apresentação de propostas: Critério de Adjudicação
- Análise e avaliação das propostas (causas de exclusão das propostas)
- Audiência prévia (obrigatoriedade e dispensa)
Saiba mais sobre estes e muitos outros temas. Inscreva-se nesta ação, a realizar em formato on-line, e tire proveito do conhecimento e experiência de um especialista, a nível nacional, em Contratação Pública.
Dr. Bruno Tabaio
Advogado com ênfase na contratação pública e com percurso profissional anterior por dois organismos de direito público (num total de 7 anos, incluindo na qualidade de Responsável da Área de Contratação Pública). Tutor da cadeira de Contencioso Administrativo e Tributário na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2014 a 2016). Na formação académica, mestre em Direito Administrativo e 2 pós-graduações em Aperfeiçoamento em Direito da Água (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e Sea Science and Business Administration (Universidade Católica Portuguesa).
Esta ação de formação destina-se a entidades públicas e privadas sujeitas ao regime do Código dos Contratos Públicos (CCP), bem como qualquer potencial interessado que pretenda desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação.
09h15 Boas Vindas
09h30 Início dos Trabalhos
1. Apresentação
2. A contratação pública em números
3. Tipos de procedimento: ajuste direto (e ajuste direto simplificado) e consulta prévia
4. Critérios de escolha do tipo de procedimento: critério do valor (e fracionamento de despesa) e critérios materiais
5. Entidades a convidar (escolha e limites)
11h00 Intervalo
11h15 Continuação dos Trabalhos
6. Tramitação procedimental (plataformas de contratação pública versus e-mail)
7. Convite à apresentação de propostas:
a. Critério de adjudicação
8. Júri (obrigatoriedade e dispensa)
9. Análise e avaliação das propostas (causas de exclusão das propostas)
10. Audiência prévia (obrigatoriedade e dispensa)
11. Relatórios preliminar e final versus proposta de decisão de adjudicação
12h30 Intervalo para Almoço
14h00 Continuação dos Trabalhos
12. Documentos de habilitação
13. Celebração do contrato por escrito (obrigatoriedade e dispensa)
16h00 Intervalo
16h15 Continuação dos Trabalhos
14. Temas específicos em execução de contratos:
a. Fatura eletrónica
b. Gestor do contrato
c. Necessidades complementares (bens, serviços e trabalhos complementares)
17h30 Conclusão
15. Síntese e dúvidas
16. Encerramento
18h00 Fim dos Trabalhos
Inscrição
Os interessados em participar nesta formação devem preencher o formulário de inscrição. Após a submissão do mesmo será contactado, de modo a proceder à conclusão da inscrição e respetivo pagamento. As inscrições devem ser efetuadas até 24 horas antes da realização da formação, ficando sujeitas a confirmação.
Alteração
Em caso de necessidade de alteração, o pedido fica sujeito às datas e vagas disponíveis não havendo lugar ao reembolso de qualquer valor pago.
Cancelamento
O cancelamento da inscrição está sujeito à cobrança de uma taxa de 40% relativa a despesas administrativas.
Outras condições
A organização reserva-se no direito de não realizar a formação na data prevista, caso não seja alcançado um número mínimo de participantes.
Duração
7 horas
9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Valor
420€ + IVA por participante
Formato
On-line
Data
Data a definir
Para mais informações
(+351) 22 206 15 84 Chamada para a rede fixa nacional
formacoes@academiacapacitar.pt
Tenha esta formação à medida da sua empresa!