Portaria n.º 112/2023: Regulamento para a Classificação
e Avaliação da Informação Arquivística da Administração Local
A Portaria n.º 112/2023, de 27 de abril, regulamenta a classificação, avaliação, seleção, eliminação e conservação da informação arquivística, independentemente do suporte em que seja materializada, produzida por entidades que exercem funções de administração local (autarquias locais, entidades intermunicipais, associações de municípios e de freguesias, serviços municipalizados, serviços intermunicipalizados e empresas locais).
Esta portaria já se encontra em vigor e, até outubro de 2026, as entidades públicas terão de garantir, de acordo com as suas disposições, a implementação de um PPD – Plano de Preservação Digital.
Atendendo à pertinência desta temática, preparamos uma formação teórico-prática que visa apresentar, de forma clara e detalhada, o regime legal aplicável à classificação e avaliação da informação arquivística da Administração Local. De entre os temas a abordar, destacamos:
- Os conceitos básicos de organização e representação da informação
- A Portaria n.º 112/2023 e os seus principais aspetos de aplicabilidade
- A plataforma CLAV e o seu funcionamento
Saiba mais sobre estes e muitos outros temas. Inscreva-se nesta ação, a realizar em formato on-line, e tire partido do conhecimento e experiência de uma especialista, a nível nacional, na área da gestão de informação pública.
Dra. Marta Brandão
Técnica superior com 20 anos de experiência na área da gestão de informação pública ao serviço da Câmara Municipal do Porto.
Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (FLUP e UAveiro), Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão (FEUP) e Licenciada em Ciência de Informação (FLUP/FEUP).
Consultora técnica em vários projetos de modernização administrativa e transformação digital do setor público.
Autora do livro: Municípios e Cidadania: proposta de um modelo infocomunicacional. Investigadora CITCEM, orientadora de projetos de dissertação e tese de doutoramento nas temáticas de modelos de gestão de informação, avaliação documental e preservação digital.
Administração pública local – Assistentes técnicos, Técnicos Superiores e Dirigentes com funções de registo, classificação e trâmite de documentos. Responsáveis (ou participantes) pela elaboração da matriz de Proteção de Dados; Responsáveis (ou participantes) pela definição de requisitos de sistemas de gestão documental, avaliação documental e arquivo.
Sessão I
8 de maio
14h15 | Boas Vindas
14h30 | Início dos Trabalhos
- Conceitos de organização e representação da informação
- Do Plano de Classificação de Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL) à Portaria n.º 112/2023
18h00 | Fim dos Trabalhos
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Sessão II
9 de maio
14h15 | Boas Vindas
14h30 | Início dos Trabalhos
- Atividades teórico-práticas
- Quizz de conceitos
- Quizz de classificação
- Exploração da plataforma CLAV
- Esclarecimento de dúvidas
18h00 | Fim dos Trabalhos
Nota: Em cada sessão está previsto um intervalo de aproximadamente 10 minutos.
Inscrição
Os interessados em participar nesta formação devem preencher este formulário e enviar-nos a requisição formal/oficial do serviço para o e-mail comercial@ano.pt. As inscrições devem ser efetuadas até 24 horas antes da realização da formação, ficando sujeitas a confirmação.
Alteração
Em caso de necessidade de alteração, o pedido fica sujeito às datas e vagas disponíveis não havendo lugar ao reembolso de qualquer valor pago.
Cancelamento
O cancelamento da inscrição está sujeito à cobrança de uma taxa de 40% relativa a despesas administrativas.
Outras condições
A organização reserva-se no direito de não realizar a formação na data prevista, caso não seja alcançado um número mínimo de participantes.
Duração
7 horas
14h30 às 18h00 (2 sessões)
Valor
420€ + IVA por participante
Formato
On-line
Data
8 e 9 de maio de 2025
Para mais informações
(+351) 22 206 15 84 Chamada para a rede fixa nacional
formacoes@academiacapacitar.pt
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